sábado, 9 de abril de 2011

Formas Geométricas

          Nas últimas semanas, trabalhamos com as formas geométricas mais simples: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Apresentei um Power Point explorando o tema contendo vídeos, desenhos e animações sobre as formas geométricas. Depois foi proposto às crianças realizar um desenho no Paint Brush partindo de uma das formas trabalhadas. Foram produzidos uma diversidade de desenhos, as crianças foram criativas ao utilizar as ferramentas do Paint e a sua imaginação. Confiram as produções:

OBS: Abaixo material completo para aula. Fazer download da pasta apresentação e após extrair os arquivos, baixar e extrair a pasta vídeo dentro da pasta Apresentação das Formas Geométricas, para que seja possível acesar o vídeo diretamente da apresentação. Caso contrário os vídeos serão executados somente mediante o link direto com o Canal Youtube.
Download:

           
         Na aula seguinte, em uma roda de conversa, apresentei o Tangram e contei a lenda de origem chinesa a cerca de seu surgimento. Reconhecemos cada forma geométrica do Tangram no concreto e as crianças nomearam as peças, bem como manusearam as mesmas. Após esta apresentação brincamos com o Tangram no computador, um importante exercício de percepção espacial, análise de hipóteses e coordenação motora fina.  

 Um abraço!
Daniela F. Costa